As Pessoas e a Aprendizado nas Organizações


Ouvir as pessoas, permite desenhar algo valioso para elas, e contribui para a criação de um ambiente mais seguro e harmonioso de aprendizagem contínua, relações saudáveis, transparência, trabalho e resultados.

As Pessoas e o Aprendizado nas Organizações

 

Juscimara Cardoso*

 

 

Ouvir as pessoas, permite desenhar algo valioso para elas, e contribui para a criação de um ambiente mais seguro e harmonioso de aprendizagem contínua, relações saudáveis, transparência, trabalho e resultados.

 

As organizações sabem ser essencial ter pessoas engajadas pelo propósito de vida e profissional. Definição de papeis e responsabilidades não basta! É primordial que tudo faça sentido, despertando nas pessoas interesse em realizar e desejo de pertencer.

Pessoas felizes e motivadas, alinhadas à cultura da organização trabalham com amor e se comprometem com os resultados de suas entregas e o sucesso da empresa.

Desmotivação e infelicidade são sinônimos de ineficiência, ineficácia, baixa produtividade e perdas.

Como as organizações podem despertar as pessoas?

Compreender quem são as pessoas é um caminho. Reconhecer as pessoas e assegurar escuta, diálogo, feedback, caminho para avanços e desafios são também, além de outras ações, caminhos para despertar o desejo de ser parte, assim como relações transparentes e ambiente amigável.

A aprendizagem como caminho e espaço de desenvolvimento, combinando o aprendizado no fazer diário, o aprendizado com o outro e o aprendizado formal, contribui para que as pessoas se sintam reconhecidas e estimuladas a crescer e permanecer nas organizações.

O relacionamento entre profissionais nas equipes de trabalho e entre as equipes proporciona experiências memoráveis, podendo ser um bom caminho de desenvolvimento e transformação.

As organizações podem combinar de forma simples e interativa diversas atividades, ouvindo as pessoas sobre suas buscas, interesses, necessidades, as tornando centro das ações que serão desenvolvidas na direção delas. Ouvir as pessoas, permite desenhar algo valioso para elas, e contribui para a criação de um ambiente mais seguro e harmonioso de aprendizagem contínua, relações saudáveis, transparência, trabalho e resultados.

As pessoas são diferentes, se comportam de modo diferente, têm expectativas e interesses diferentes, entregam de maneira singular. Claro, elas são únicas! E querem se sentir únicas! Despertar o melhor nelas, e delas, é um desafio instigante para as organizações.

Comunicação, cooperação, solidariedade, espírito de time e liderança desenvolvedora, coletividade e igualdade toram o ambiente naturalmente produtivo e favorável para que todos caminhem numa mesma direção.

*Coach, Educadora e Consultora em Desenvolvimento Humano e Organizacional